segunda-feira, 15 de julho de 2013

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA É TEMA DO I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DA REGIÃO SUL

Encontro discutirá ações desenvolvidas nos 10 anos da lei 10.639/03.


Pelotas. Nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2013, acontece no IF-Sul Pelotas - Campus Praça Vinte de Setembro, o primeiro Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul. São 15 universidades e um IF dos três estados do sul do país, e movimentos de luta negra unindo forças para o debate sobre as políticas de promoção de uma educação antirracista.

Diáspora africana, Pós-abolição, Políticas de promoção de igualdade etnico-raciais, Mídia e Negritude, Religiosidades e Identidades negras... São muitas as temáticas que permeiam esse universo recente de pesquisa. Dos primeiros povos africanos escravizados até sua recente condição de libertos são 125 anos de liberdade em comparação a quase quatro séculos de escravidão. Ou seja, faz pouquissímo tempo que se abriu espaço dentro do saber acadêmico para a discussão dos problemas raciais no mundo.

O objetivo do encontro, segundo a coordenadora a APBN, Georgina Helena Lima Nunes é promover o encontro de pesquisadores/as negros/as da Região Sul do Brasil e países do Cone Sul. Além de salientar o debate em torno da lei 10639/03 e da educação sobre as relações étnico-raciais no sentido de apresentar, avaliar e propor novas ações direcionadas à população negra através de produções científico-acadêmicas e saberes vivenciais.

Por mais de 30 anos, concomitante ao processo de democratização do país, existe o esforço de diferentes atores em gerar espaços como o COPENE, onde estudiosos e militantes se empenham em dar seguimento à pesquisas sobre estudos africanos e afro-brasileiros nas mais diversas áreas. A ABPN, Associação de Pesquisadores/as Negros/as, promove desde 2000, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. E no encontro do ano passado, ocorrido em Florianópolis, surgiu a iniciativa, para 2013, que cada região organizasse um COPENE para discutir pautas e demandas desse recorte territorial.

A estratégia de começar a intercalar os encontros nacionais com encontros regionais tem um propósito. “A regionalização do COPENE vai ao encontro das ações que efetivam a aproximação das fronteiras que distanciam o bom aproveitamento dos diversos tipos de pesquisas do fazeres e saberes que permeiam as relações interpessoais do processo de ensino-aprendizagem”, diz a professora Georgina Nunes.

São alguns os nomes de destaque que participarão do I COPENE SUL: Professora Zélia Amador de Deus, da Universidade Federal do Pará, e também fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará; a professora Beatriz Santos, coordenadora da Unidade Temática pelos Direitos do Afrodescendentes de Montevidéu; a professora Terezinha Juraci Machado Silva, da Universidade Nacional de Assunção e o professor Marcos Corizzo, coordenador do Instituto de Culturas Aborígenes de Córdoba – Argentina.
Se você ficou interessado em participar as inscrições para ouvintes custam 20 reais, e vão até o dia do evento. O site para inscrição é o http://social.ucpel.tche.br/copenesul/.


Abaixo confira a programação.

Abertura (24/07)
14h: Reunião de NEABIs

20h. CONFERÊNCIA: Tema: Historicidade da lei 10639/03 e o papel do/a intelectual negro/a na educação.
Prof. Dra. Petronilha Beatriz G. Silva (UFSCAR)

(25/07)
8h às 10h: Comunicações

10h às 12h: Painéis

13:30 às 15:30: Passeio Histórico por Pelotas

16h às 18 h: MESA: Trajetória da produção de conhecimento negra na Região Sul do Brasil e a pesquisa no âmbito das relações étnico-raciais  como potencializadora  para implementação da lei 10639/03
    Prof. Dr. Paulino de Jesus  Francisco Cardoso (UDESC)
    Prof. Roberto Santos (ULBRA)
    Profa. Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA)

20h: DEBATES:
História e cultura africana e afro-brasileira: diálogo entre as fronteiras legais e pedagógicas  e   desafios frente as conquistas obtidas
Ms. Dora Bertúlio (AGU)
Profa. Beatriz Santos (CoordinadoraUnidad Temática por los Derechos de los Afrodescendientes Intendencia de Montevideo /UTDA - IM)
Prof. Dr. Jean Batista (FURG)


26/07
8h às 12h: Comunicações

13:30 às 15:30: Oficinas
Correlato às oficinas: Encontro das Organizações Negras RS, SC, PR (articulada por CODENE RS)

16h às 18 h: PAINEL:  Lei 10639/03 para além das fronteiras da educação
Profa. Dra. Aline Cunha (UFRGS) -  Lutas em relação às questões de  gênero e especificidades da mulher negra;
Prof. Ms. Marcos Silva (NEN/SC)-  Luta para inserção no mercado de trabalho  através de um  reconhecimento identitário-político que a lei 10639/03 propicia;
Profa. Dra. Marta Messias - (Unipampa /Uruguaina)/
Luta para colocar a arte negra (linguagens artísticas e corporais, elementos para além da performance) como instrumento/metodologias  políticas para além da escola;
Profa. Dra. Sonia Marques - (Unioeste)
Luta pela questão da regularização fundiária em territórios de quilombos;

20 h.: MESA:  História, cultura africana, identidades  e  diálogos fronteiriços: desafios de uma luta antirracista
Profa.  Dra. Dina Picotti  ( Directora Instituto de Pensamiento Latinoamericano y Directora del doctorado de Filosofía del mismo claustro)
Prof. Marcos Corizzo (Lic. Marcos Carri Coordinador de la cátedra Libre de Estudios Afroamericanos del Instituto de Culturas Aborigenes de Córdoba)
Profa. Ms. Terezinha Juraci Machado da Silva (UNA - Universidade Nacional de Asunción, Paraguay - Leitora do MRE, no Colégio Experimental Paraguay-Brasil )

22 h: Festa de Encerramento


Ouça o aúdio de chamamento para o Evento!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário